Cidade de Volta Redonda será a primeira do estado a receber o Programa ‘Rio em Ação

Prefeitura e estado assinam parceria para implantação de programa de microcrédito

O município será o primeiro do estado a receber o Programa de Microcrédito Rio em Ação. A notícia foi dada ontem após a assinatura pelo Banco VR de Fomento e a Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (AgeRio) de um acordo de cooperação técnica para a implementação do programa. Outra parceria fechada foi para o Programa de Cooperação para Microcréditos voltado para o Microempreendedor Individual (MEI). O acordo foi assinado pelo prefeito Samuca Silva, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Joselito Magalhães, o gerente executivo do Banco VR de Fomento, Nelsinho Gonçalves, e a diretora de Operações da AgeRio, Dara Silva.

Estiveram presentes ainda representantes do Sebrae, outros secretários e microempreendedores.
Para o funcionamento dos programas, a AgeRio manterá uma estrutura permanente técnica para acompanhamento, suporte, fiscalização e auditoria das atividades relacionadas, assim como contratos de financiamento firmados e ainda disponibilizar profissionais para apoiar o trabalho. O Banco VR de Fomento oferecerá as instalações físicas equipadas e profissionais para o atendimento.

O prefeito disse acredita no desenvolvimento econômico como eixo de crescimento e da geração de emprego. Frisou que com planejamento e parcerias está sendo possível avançar. “Esse momento é único para esses microempreendedores, pois agora eles têm a possibilidade de fazer o seu negócio crescer”, disse o prefeito.

Dara Silva, representante da AgeRio, destacou o fato de Volta Redonda ser a primeira cidade do estado a receber o Programa de Microcrédito. “Até 2016 era um projeto forte, devido à crise foi suspenso e hoje estamos beneficiando a primeira cidade com a sua reabertura”, comemorou a diretora. Já o gerente executivo do Banco VR de Fomento, Nelsinho Gonçalves, disse que a implantação do Programa de Microcrédito no município irá completar os serviços já disponibilizados pelo órgão. “Mais uma vez estamos saindo na frente e quem ganha com isso é a população de Volta Redonda. Quero aproveitar a oportunidade para agradecer ao prefeito Samuca pelo apoio e empenho em buscar novas alternativas para aquecer o emprego em nossa cidade”, falou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Joselito Magalhães, mencionou a modernização da relação público privado com a implantação do Regin, do Alvará Fácil, da regulamentação dos alvarás de ambulantes e pequenos comerciantes além da liberação do horário do comércio. “Nós criamos as áreas gastronômicas, Workshop para empreendedores, adequamos a licitação para atender os micro empreendedores, a feira de artesanato e o sucesso que tem sido a Rua de Compras, copiado até por outras cidades”, enumerou.

DIPLOMAS E ALVARÁS
Após a assinatura do convênio de cooperação técnica, foram entregues para cerca de 90 microempreendedores alvarás e diplomas de participação do mês do Microempreendedor Individual (MEI), realizado no mês de novembro, onde foram ministrados vários cursos de qualificação, atualização administrativa e marketing.

Por A Voz da Cidade

Fonte: http://avozdacidade.com/prefeitura-e-estado-assinam-parceria-para-implantacao-de-programa-de-microcredito/

Deixe uma resposta