Brasil e Portugal se uniram em uma parceria para desenvolvimento de startups voltadas à solucionar problemas da indústria 4.0 em ambos os locais. Os dois países assinaram em conjunto o programa Startup Indústria 4.0, o qual será oficialmente apresentado na próxima quinta-feira (8) em Lisboa.

O programa é encabeçado pelo edital da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que vai destinar R$ 4,8 milhões para startups buscarem soluções tecnológicas para a indústria. “O programa da ABDI busca gerar inovações disruptivas para o setor produtivo brasileiro e também possibilitar a aproximação dos nossos empreendedores com o mercado europeu”, disse o presidente da ABDI, Guto Ferreira.

A proposta é que o programa selecione até 30 indústrias de grande porte, sendo três delas portuguesas, e 150 startups (10% de Portugal) para participar do projeto em conjunto. Destas, 60 startups serão finalistas para receber R$ 80 mil em incentivos para trabalhar em conjunto com estas grandes empresas.

A apresentação do projeto acontece durante o Web Summit, evento que acontece entre 5 e 8 de novembro na capital portuguesa. A ABDI lidera uma comitiva de 150 empresas brasileiras que irão participar da programação de visitas, do Web Summit e da apresentação do Startup Indústria em Lisboa.

Fonte: https://canaltech.com.br/startup/parceria-entre-portugal-e-brasil-vai-oferecer-r-48-milhoes-para-startups-126271/